Mato Grosso do Sul, 24 de Outubro de 2014

Telefone de plantão do Conselho Tutelar de Dourados é cortado

Dourados Agora | 29.10.2008 | 11h30 | Imprimir  

Foto: Hedio Fazan

Marli Lange

O corte de gastos para atender a Lei de Responsabilidades Fiscais chegou até o telefone celular usado no plantão do Conselho Tutelar. O telefone 8403-5727, que permanecia com os conselheiros durante os plantões, está bloqueado desde o dia 14 deste mês. Segundo o presidente do Conselho Tetelar, Benoni Teixeira, o telefone é bastante utilizado para a população fazer denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Em média, segundo ele, o celular recebia entre 10 a 15 denúncias por dia, principalmente nos finais de semana, quando a violência aumenta. "O telefone era atendido diretamente pelo conselheiro onde ele estivesse, e isso tornava os atendimentos mais ágeis", disse.

Sem o celular, à noite ou nos finais de semana, quando não há expediente no órgão, as pessoas têm que ligar para os telefones fixos do Conselho Tutelar, onde serão atendidas pelo guarda. Benoni explica que neste caso, o guarda terá que passar o telefone particular do conselheiro, o que para eles é inviável, já que perdem a privacidade.

FERLA

A secretária municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Ledi Ferla, afirmou que foi ela mesma que pediu o bloqueio do telefone celular por causa dos gastos abusivos. Como a prefeitura está fazendo contenção de gastos, ela decidiu bloquear não só o celular do Conselho Tutelar, como também de mais 19 programas sociais. Segundo ela, todos entenderam a situação.

Ferla explica que o Conselho Tutelar era o órgão que apresentava a maior conta da Secretária, em torno de R$ 1,2 mil a R$ 1,3 mil por mês, o que ela considera um "gasto abusivo". "Os trabalhos podem ser dificultados não prejudicados, pois têm outros telefones que podem receber as denúncias", afirmou a secretária. Além disso existem três motoristas que revezam plantões 24 horas por dia.

Ela afirmou que já explicou ao Juizado da Infância e da Adolescência o tamanho do prejuízo nas contas de telefone celular do Conselho Tutelar. "Muitas ligações verificadas por ela, seriam sem necessidade".

As pessoas que precisam fazer denúncias devem ligar para o 0800.647.7142 ou nos telefones fixos do Conselho Tutelar (67) 3411-7140 ou 3411-7142.

(fonte: idest.com.br)


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia

Comentar esta notícia

Para comentar é necessário ser cadastrado no site, faça seu cadastro, clique aqui.

Apenas será permitido comentários relacionados a notícia.

O Idest reserva o direito de excluir ou editar comentários que julgar não condizentes com os termos de uso do site. Clique aqui para ler os termos de uso.

Esta versão ainda esta em testes (beta) e pode ocorrer erros inesperados.


São Gabriel do Oeste, MS, avenida Getúlio Vargas, 757, sala 210, Centro, Cep: 79.490-000 - (67) 3295-5584

© 2005-2014 Idest® - Todos os direitos reservados