Imprimir
Esta sexta-feira (06) é o último dia para as crianças menores de cinco anos serem vacinadas contra a poliomielite. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite no Estado já vacinou 166.062 crianças. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 195.136, ou seja, 95% de crianças sul-mato-grossenses, contra a paralisia infantil. Até o momento 85,10% do público alvo – de zero a cinco anos - já foi imunizado em Mato Grosso do Sul.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) pede para que os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar se dirijam a um posto de saúde mais próximo para receberem a dose, o prazo termina hoje. Todos os menores de até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenham sido vacinadas.
A partir deste ano, a campanha acontece em etapa única. Antes, na rotina de vacinação, a criança tomava duas gotinhas aos dois meses, aos quatro meses, aos seis meses e aos 15 meses de idade, além das doses durante as campanhas nacionais de vacinação.
Em agosto, as crianças que estão começando o esquema vacinal, ou seja, nunca foram vacinadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose, aos dois meses e a segunda dose aos quatro meses, com a vacina inativada poliomielite, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e um reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral.
A introdução da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), com vírus inativado, vem ocorrendo em países que já eliminaram a doença. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no entanto, recomenda que os países das Américas continuem utilizando a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite, o que garante uma proteção de grupo. A vacina contra a pólio é segura e se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
O Brasil realiza este ano o 33º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 23º ano sem a doença no País, estando livre do poliovírus desde 1989.
A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito, principalmente nos membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.
O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. (fonte: idest.com.br)
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Para comentar é necessário ser cadastrado no site, faça seu cadastro, clique aqui.
Apenas será permitido comentários relacionados a notícia.
O Idest reserva o direito de excluir ou editar comentários que julgar não condizentes com os termos de uso do site. Clique aqui para ler os termos de uso.
Esta versão ainda esta em testes (beta) e pode ocorrer erros inesperados.
São Gabriel do Oeste, MS, avenida Getúlio Vargas, 757, sala 210, Centro, Cep: 79.490-000 - (67) 3295-5584
© 2005-2013 Idest® - Todos os direitos reservados