Cointa realiza palestra sobre patrimônio cultural em Figueirão

O coordenador geral do Cointa, nilo Peçanha Coelho Filho relatou que o projeto teve seu início em 2010 com o objetivo de inventariar, cadastrar e registrar as manifestações culturais nos municípios do norte de MS, seu patrimônio Cultural Material e Imaterial, buscando a realização da educação patrimonial como forma de fortalecimento da identidade cultural da região. A disponibilização das informações inventariadas através de materiais como folders, jornais, CDs e acesso a site do Ponto de Cultura.
Na ocasião a secretária de assistência social, Olcreci Pereira de Lima entregou o livro Figueirão de autoria do professor e historiador Admar de Araújo ao coordenador Nilo Peçanha.
O projeto Centro de Memória Cultural do Alto-Taquarí, constitui-se na criação e implementação de um Centro de Referência a ser implantado em Coxim, pelo Cointa em sala especial localizada em sua sede, disponibilizando-o à sociedade que compõe estes municípios, bem como a usuários como o público Estudantil, Acadêmicos Universitários, Professores, Pesquisadores, Produtores Culturais, Gestores Públicos de Cultura, Turistas, as informações contidas neste Banco de Dados.
O trabalho vem sendo desenvolvido nos municípios que compõe o Cointa, através de registros fotográficos, vídeos, cadastro com aplicação de questionário, publicações, catálogos, site. Com visitas in loco nos município e trabalho de cadastramento feito por monitores municipais. Após o tratamento e preparação destes dados a sua organização e disponibilização no centro em Coxim na sede do Cointa, bem como em site.
Nilo Peçanha destacou ainda que, “nesta etapa estaremos realizando nos municípios da região ciclo de palestras sobre o Patrimônio Cultural Material e Imaterial com o intuito de promovermos a educação patrimonial com a valorização da identidade cultural da região. Para tanto solicitamos a disponibilização de um espaço físico e a mobilização do público alvo no município, constituído de estudantes, professores, produtores culturais, artesãos, músicos, etc.”
