Coxim: Programa Mulheres Mil inicia com curso de arte em cerâmica

Publicado em 18/05/2013 às 09:58 - Ascom/IFMS - Em Variedade

Participantes do curso de arte em cerâmica
Participantes do curso de arte em cerâmica (Divulgação)
O Campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) de Coxim, realizou na última quarta-feira (15), a aula inaugural do curso de arte em cerâmica ofertado por meio do Programa Mulheres Mil. A turma é formada por 50 mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Além de oferecer qualificação profissional a mulheres, o programa trata de temas como noções básicas de português e matemática, informática e empreendedorismo. O curso tem carga horária de 160 horas. As aulas serão oferecidas duas vezes por semana, no Campus Coxim do IFMS e no Centro de Referência de Assistência Social Senhor Divino.

“O objetivo é trazer mais dignidade a essas mulheres que não tiveram muitas oportunidades da vida, já que em torno de 70% das alunas são semianalfabetas. A finalidade é que elas tenham, posteriormente, uma renda para sustento da família”, ressalta a gestora local do Mulheres Mil, Elaine Cassiano.

Estiveram presentes na aula inaugural o Secretário Municipal de Assistência Social, Sérgio Wanderly Silva, e a representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Rio Verde, Laura de Oliveira. Um servidor da Fundação Professora Clarice Rondon representou o Secretário Municipal de Governo, José Francisco de Paula Filho.

Capacitação

Entre os dias 6 e 10 de maio, as gestoras do Mulheres Mil em Coxim, Aquidauana e Ponta Porã participaram de uma oficina oferecida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em Brasília. A gestora institucional do programa em Mato Grosso do Sul, a Pró-Reitora de Extensão e Relações Institucionais do IFMS, Carla Burdzinski, também participou.

Durante a capacitação, foram apresentados casos de sucesso do Mulheres Mil, além da metodologia e das metas do programa.

“O mais importante é a integração das alunas de novo à escola e à comunidade, além da possibilidade de terem uma nova fonte de renda. O programa muda a vida das pessoas, inclusive daquelas que se envolvem, além de passarem conhecimento, também acabam recebendo conhecimento”, ressalta a Pró-Reitora.

O IFMS ampliou a oferta de cursos pelo Mulheres Mil. Em 2012, o programa estava presente em dois municípios. Este ano, foram abertas vagas em Aquidauana, Coxim, Nova Andradina e Ponta Porã.