Expedição divulga fauna, flora e belezas naturais em Pedro Gomes

Publicado em 23/05/2013 às 10:07 - do Idest, com assessoria - Em Cidades

Durante quatro dias da última semana, foi realizada uma expedição no Rio Taquari, mostrando a fauna, flora e belezas naturais do rio, na região que banha Pedro Gomes.

A expedição teve como principal objetivo, captar informações turísticas da região e enviá-las para o site da Associação Brasileira de Gastronomia (Abresi) – Hospedagem e Turismo, e para a Confederação Nacional de Turismo (Cntur), preparando-se para a realização dos grandes eventos no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Estiveram presentes na expedição, o biólogo e professor Luis Alberto e o piloto do bote e conhecedor da região Antônio Carlos. O registro da expedição ficou por conta do fotógrafo Maurílio Andrade. Também estavam presentes a fotógrafa Leuda, o empresário e parceiro/colaborador da expedição Píter, e o piloto de bote e conhecedor do Rio Taquari Chico Branco.

Etapas da Expedição

A expedição teve início na região do Caeté, município de Coxim no dia 14, partindo da fazenda do Senhor Zequinha e Dona Anamilta. No dia 15 foi dado o reinício da expedição, que após sete horas de navegação chegaram à fazenda do Senhor Maeda.

No dia 16 foi feita a viagem da Fazenda do Maeda até a barra do Rio Ariranha com o Rio Taquari, passando pelo Morro do Engano, que tem este nome devido ao fato de uma hora ele estar à frente, outra hora atrás, outra hora do lado esquerdo, ou à direita.

E no último dia, 17, o grupo retornou ainda de barco até o Caeté com duração de seis horas de viagem.

Durante a expedição foram fotografados diversos animais, como capivaras, tuiuiús, garças, marrecos, colibris, martin - pescador, patos, peixes, araras canindés e vermelhas, quero-queros, entres outros e a vegetação das matas ciliares, além do próprio rio, dos ribeirinhas e do Morro do Engano.

A expedição foi realizada com apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Gomes, da Prefeitura de Coxim, dos proprietários de terras, Senhor Píter e Senhor Maeda, e dos pilotos Chico Branco e Antonio Carlos.